​​
;

TOTVS | ECD 2017

A partir desse ano, ficará desobrigada a cumprir o disposto ECD 2017, pessoas jurídicas optantes pelo simples Nacional na condição de ME ou EPP que recebe aporte de capital.


O que é ECD?

A Escrituração Contábil Digital (ECD) OU SPED Contábil Digital é uma das obrigatoriedades fiscais no qual a empresa tem que entregar digitalmente livros e auxiliares relacionados:

– Livros diários

– Livro razão

– Livro Balancetes Diários

– Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Quem precisa entregar a ECD?

As pessoas jurídicas obrigadas a entregar a ECD em relação às informações contábeis ocorridas desde janeiro de 2014 são:

– Aquelas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no lucro real;

– As que foram tributadas com base no lucro presumido sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), com parcela dos lucros ou dividendos superioras ao valor da base de cálculo do Imposto diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita;

– Aquelas imunes e isentas que sejam obrigadas a tal nos termos da Instrução Normativa RFB 1.252/2012.

Estão também obrigadas a apresentar a ECD as Sociedades em Conta de Participação (SCP), com os livros auxiliares do sócio ostensivo.

Mudanças ECD 2017

Sociedades empresariais, as microempresas e empresas de pequeno porte registradas pelo Simples Nacional não precisam enviar a Escrituração Digital segundo o inciso I do caput e no § 3º. (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 2º, inciso I e § 6º; art. 26, § 15; art. 27).

Prazo para entrega

No ano de 2016 foi instituído que a data de entrega seria até dia 31 de maio do ano seguinte, ou seja, em 31 de maio de 2017 o ECD terá que ser entregue até essa data.

Qual o tempo necessários para efetuar a ECD no sistema TOTVS®?

É preciso efetuar uma atualização no sistema e após isso uma validação, acreditamos que será necessário o período de 9 dias corrido para realizar esses processos. Porém será necessário efetuar um levantamento mais detalhado para que possamos detalhar as horas necessárias.


Solicite conosco uma cotação de atualização do ECD no seu ERP TOTVS ®. Queremos apoiar na organização e atualização do seu ERP de acordo com as obrigatoriedades para 2017.

Outras Notícias

10 dicas para ajudar na escolha de ERP
Os dez motivos para pequenas empresas investirem num sistema ERP
EXPIRAÇÃO DO PROTHEUS 11
Migração das Obrigações Fiscais para o TAF
TOTVS | ECD 2017
Fluig é com a FIT Gestão