A chave IXBLOG pode ser utilizada para tirar uma dúvida que de forma recorrente acontece, principalmente, quando ainda não há o domínio sobre os arquivos customizados / personalizados, desta forma a habilitação da chave nos auxilia identificar se é o padrão do Protheus ou não.
Como habilitar o IXBLOG?
A chave IXBLOG é identificada dentro do arquivo appserver.ini do servidor appserver do Protheus. Configuramos ela dentro da seção Enviroment, conforme é mostrado na imagem abaixo:

Para facilitar a compreensão da chave IXBLOG, vamos dizer que podemos ter 3 maneiras de trabalhar com ela, sendo:
1º – Comentado, conforme imagem acima, pois o uso dessa chave pode causar queda da performance do sistema, pois ela precisa processar bastante informação, então logo depois que criar os arquivos de log que precisar, retire ou comente a chave no seu appserver.ini.
2º – IXBLOG=LOGRUN 👉 Este comando executa os pontos de entradas encontrados e grava o log.
3º – IXBLOG=NORUN 👉 Este comando não executa os pontos de entradas encontrados, mas grava o log.
Observação: Ao habilitar o LOG de user function, será exibida no servidor Protheus, uma mensagem avisando que ao utilizar essa opção a performance do Sistema será afetada.

Os arquivos de LOG são gravados por usuário no diretório IXBLOG e o nome do arquivo será <nome do usuário>+_NNNNN.LOG (esse NNNNN corresponde a uma numeração aleatória).
Exemplo: Icaro.Queiroz_170540.log